Conheça os ícones que fizeram do rock alternativo uma força nos anos 90
Bandas de Indie Rock
Os anos 90 foram um prato cheio para quem curtia música fora do mainstream.
Foi nessa época que o rock independente ganhou força de verdade, com bandas que transformaram gêneros como Punk, Indie e Garage Rock nos anos 90, desafiando as regras da indústria e criando sons autênticos e inesquecíveis. Com letras sinceras e muita criatividade, elas mostraram que era possível ser relevante sem depender de grandes gravadoras, ainda que tenham lançado álbuns pelas majors.
Se você é fã de indie rock, vai adorar esta lista. Aqui estão as bandas que moldaram o som da década de 90 e transformaram o indie rock em um movimento que influencia músicos até hoje.
De Pavement e Sonic Youth até Sleater-Kinney e The Breeders, esses nomes definiram uma era e continuam sendo referência.
1 – Pavement
Ícone do indie rock, o Pavement trouxe letras enigmáticas e um som lo-fi que definiu o gênero nos anos 90. Álbuns como Slanted and Enchanted e Crooked Rain, Crooked Rain são referências até hoje.
2 – Sonic Youth
Embora tenham surgido nos anos 80, os músicos do Sonic Youth consolidaram sua influência no rock alternativo nos anos 90 com álbuns como Goo e Dirty, experimentando com guitarras dissonantes e um som inovador.
Em 2024, a banda lançou oficialmente o álbum ao vivo Walls Have Ears, gravado em 1985, oferecendo aos fãs uma visão autêntica de sua energia nos palcos durante aquele período.
3 – Pixies
Os Pixies pavimentaram o caminho para o grunge e o rock alternativo. Em 1990, com Bossanova, a banda colhia os frutos do sucesso de Doolittle (1989), consolidando sua posição como um dos nomes mais importantes do indie rock.
4 – Built to Spill
Com álbuns como Keep It Like a Secret (1999), a banda trouxe letras introspectivas e uma mistura única de indie rock e solos de guitarra, influenciando o som do gênero.
5 – Guided by Voices
Mestres do Garage Rock, os caras Guided by Voices lançaram uma quantidade impressionante de material nos anos 90 e continuam na ativa até hoje.
Álbuns como Bee Thousand (1994) são pilares do rock alternativo e formaram as bases para shows lendários.
6 – Yo La Tengo
A banda norte-americana foi fundada em Hoboken, New Jersey, e conquistou a cena indie dos Anos 90 com álbuns como I Can Hear the Heart Beating as One (1997), explorando uma ampla gama de sons e estilos.
7 – Elliott Smith
Conhecido por sua carreira solo, Elliott Smith foi um ícone do indie folk nos anos 90. Seus álbuns como Either/Or (1997) trazem uma mistura de melancolia e beleza que influenciou toda uma geração.
Infelizmente, o músico nos deixou cedo demais, aos 34 anos de idade, em 2003.
8 – The Flaming Lips
Apesar de serem mais associados ao experimentalismo, os caras do The Flaming Lips mergulharam no Indie dos anos 90 e fizeram uma bela troca com a cena, influenciando alguns de seus nomes e também sendo influenciada.
Discos como The Soft Bulletin (1999), os estabeleceram como inovadores do indie.
9 – Sleater-Kinney
Misturando Punk, Indie e boas doses do movimento riot grrrl, o Sleater-Kinney construiu uma sonoridade própria baseada em duas guitarras, dois vocais e uma bateria.
A energia do punk com letras ácidas sobre relacionamentos e questões mundanas se misturou aos traços já conhecidos do rock alternativo da época e colocou Carrie Brownstein e Corin Tucker entre os nomes mais interessantes do Rock Alternativo nos Anos 90.
Álbuns como Dig Me Out (1997) e All Hands On The Bad One (2000) são verdadeiras obras primas.
10 – The Breeders
Liderada por Kim Deal (Pixies), a banda lançou Last Splash (1993), um álbum que misturava grunge, música pop e indie, com hits como “Cannonball”.