O Green Day é uma das bandas mais influentes do movimento Punk Rock e foi uma das responsáveis por renovar o interesse das grandes gravadoras e o apelo mainstream do gênero.
A banda formada por Billie Joe Armstrong, MikeDirnt e Tré Cool iniciou sua carreira apostando em uma sonoridade crua e direta, inspirada pelas referências de seus integrantes, e mais tarde passou a explorar outros elementos em suas canções se consolidando com um estilo mais voltado ao pop punk.
Tanto a sonoridade do trio californiano como suas performances enérgicas e suas letras, que abordam desde questões sociais até temas mais introspectivos, são um reflexo das diversas bandas que influenciaram o grupo ao longo de sua carreira.
A Apple Music reuniu em uma playlist 15 grupos dos mais diversos estilos da cena do rock e do punk que são inspiração para o Green Day. Confira abaixo!
As 15 maiores influências do Green Day
The Ramones
No início dos anos 90, quando o grunge estava dominando a cena do rock, o Green Day se inspirou no estilo punk rápido e melódico que os Ramones apresentavam em seus trabalhos.
Inclusive, é possível perceber essa influência no emblemático disco Dookie, que reúne músicas de menos de três minutos com sonoridades enérgicas e temas como drogas, relacionamento e humor. Billie Joe Armstrong chegou a definir o vocalista dos Ramones, Joey Ramone, como o “Jesus do punk”.
Bad Religion
O Bad Religion é um dos nomes mais influentes da história do punk rock e inspirou diversas bandas que se consagraram a partir da influência do grupo liderado por Greg Graffin.
Apesar do Green Day ser mais conhecido por suas canções de Punk Rock aceleradas, no início de sua carreira o trio também explorou o punk com elementos mais melódicos, assim como o Bad Religion fazia em suas obras.
Descendents
O Descendents se tornou uma das principais bandas a desenvolver a cena punk em Los Angeles em 1980 após a entrada do icônico vocalista Milo Aukerman. O grupo inspirou bandas como o Green Day ao apresentar uma fusão entre o punk rápido e temas do cotidiano, como frustrações amorosas e problemas familiares.
The Clash
O The Clash conseguiu atravessar gerações sendo conhecido como um dos grupos mais influentes do Punk. Dono de algumas das melhores letras de protestos e canções que se tornaram verdadeiros hinos punks, a banda liderada por Joe Strummer é considerada uma das mais políticas da história, e não é surpresa que ela seja uma das grandes influências do Green Day, que seguiu por uma direção artística muito parecida ao longo de sua carreira.
Van Halen
O primeiro show da vida de Billie Joe Armstrong foi do VanHalen, em 1984. A banda do saudoso e lendário guitarrista Eddie Van Halen pode não ser uma grande referência quando o assunto é Punk Rock, mas os riffs tocados por Eddie e a performance enérgica dos ídolos do hard rock sem dúvida alguma influenciou os grandes shows apresentados pelo trio californiano.
Queen
O Queen é o tipo de banda que quase sempre está na lista de inspirações de outros grandes grupos da cena do rock. Comandada pelo saudoso Freddie Mercury, a banda era celebrada por multidões durante suas impressionantes performances, que traziam hits que atravessaram gerações como “Bohemian Rhapsody”, “Don’t Stop Me Now” e “Radio Ga Ga”.
Hüsker Dü
Billie Joe Armstrong certa vez demonstrou sua admiração pelo Hüsker Dü ao falar que, quando começou a gostar de música alternativa, conheceu o disco Candy Apple Grey, lançado pelo grupo em 1986. Com o surgimento do Green Day, o Hüsker Dü era tudo que Billie Joe almejava ser.
O grupo liderado por Bob Mould iniciou sua carreira no hardcore punk, mas passou a incluir elementos do rock psicodélico, provando que era possível unir a intensidade das guitarras com um som mais melódico.
Sex Pistols
Apesar de John Lydon, vocalista original do Sex Pistols, ter demonstrado sua aversão ao Green Day em diversas situações, o músico é considerado um dos símbolos do movimento Punk por conta do trabalho marcante de sua banda – então, era de se esperar que em algum momento eles foram referências para o trio.
Pode-se dizer que os Pistols inspiraram não só a atitude do Green Day em relação ao seu som inicial, como também suas letras de protesto, especialmente as que aparecem em obras como American Idiot, 21st Century Breakdown e Insomniac.
Misfits
Os Misfits ficaram conhecidos como criadores do estilo horror punk, misturando punk rock com outros elementos da música pesada e temas e imagens de filmes de terror. No início de sua carreira, o Green Day costumava fazer algumas covers das bandas de seus ídolos e, nesse sentido, o grupo chegou a fazer uma versão para “Hybrid Moments”, louvando a influência dos Misfits.
The Who
A banda britânica The Who se tornou um dos grupos mais influentes do Rock e diversas vezes foi citada pelo Green Day como uma importante inspiração. O baterista Keith Moon, principalmente, foi uma referência de destaque para Tré Cool e influenciou seu estilo de tocar, tanto pelo uso intenso do bumbo como pelas performances explosivas.
Black Flag
O Green Day foi inspirado por uma extensa lista de bandas punk e também incorporou em suas músicas alguns elementos de influências mais pesadas, vindo de bandas como o Black Flag, grupo que ajudou a definir o hardcore punk californiano – cenário que moldou diretamente o ambiente em que a banda de Billie Joe surgiu.
Agent Orange
Os trabalhos do Agent Orange ficaram conhecidos por misturar o punk rock com a surf music, criando uma sonoridade inovadora no início dos anos 1980, e essa fusão ajudou a moldar o som da cena californiana da qual o Green Day faria parte anos depois.
Embora menos citado do que outras influências, o Agent Orange ajudou a consolidar o espaço para que outras bandas punk se sentissem à vontade para explorar melodias sem abrir mão da velocidade.
The Jam
Assim como o Agent Orange, o The Jam também foi fundamental para mostrar que o punk também poderia ser trabalhado com elementos de outros estilos sem perder sua força. No caso da banda britânica, ela misturou seu som pesado com gêneros como soul e new wave.
Além de sua sonoridade, o grupo também influenciou o Green Day por suas letras carregadas de questões políticas e que chamavam atenção para conflitos de classes.
Circle Jerks
O Circle Jerks é considerado uma das bandas pioneiras do hardcore punk e suas letras irônicas e bem-humoradas também foram inspiração para o Green Day. Apesar do trio ter seguido por um caminho mais melódico, o espírito debochado do Circle Jerks pode ser encontrado em algumas de suas músicas.
Armstrong e seus companheiros absorveram essa energia crua, mas a transformaram em canções mais acessíveis, criando uma ponte entre o underground e o mainstream.
Cheap Trick
O Cheap Trick deixou sua marca no rock moderno com uma mistura única de power pop e hard rock que abriu caminho para diversas outras bandas. O Green Day se inspirou nas melodias contagiantes do grupo e em suas performances enérgicas.
O trio, inclusive, já fez algumas versões do sucesso de 1978 “Surrender”.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.