As séries de televisão precisam conquistar o público desde o início, mas o último episódio de uma produção costuma ser decisivo.
É no encerramento de uma trama que, normalmente, se consolida a conexão construída ao longo de anos entre espectadores e personagens – até porque muitas pessoas se tornam fãs de determinadas séries por conta de seus enredos envolventes, personagens marcantes ou questões da história com as quais se identificam.
Porém, nem todos os encerramentos correspondem às expectativas, com algumas apresentando desfechos apressados ou escolhas questionáveis. Apesar de ser raro, felizmente existem produções que conseguem, com precisão e sensibilidade, entregar finais impecáveis que justificam suas diversas temporadas e que ficam gravados na memória dos fãs.
Confira abaixo uma lista reunida pelo Screen Rant com 10 séries que conseguiram entregar um final bem construído na opinião do portal!
10 séries de TV que tiveram finais perfeitos
Better Call Saul
O último episódio da elogiada série Better Call Saul, “Saul Gone”, precisava honrar não apenas seu papel de conclusão do spin off em si, mas o fato de ser o ápice de toda a saga construída em Breaking Bad. Após ter se escondido por mais de um ano sob uma nova identidade, Jimmy McGill é finalmente capturado pelos federais e extraditado de volta para Albuquerque para enfrentar as consequências de suas ações.
A produção apresenta aos fãs pela última vez a clássica trapaça de Saul Goodman, no momento em que ele se convence a aceitar uma reprimenda, mas depois assume a responsabilidade e se permite receber uma sentença justa para poder se redimir com Kim.
The Mary Tyler Moore Show
Um direcionamento que realmente conquistou uma legião de fãs é o das séries que apresentaram frequentemente seus personagens em um ambiente de trabalho, fazendo com que o telespectador se sentisse parte daquela família. Uma série que representa bem essa sensação é The Mary Tyler Moore Show, que se despediu de uma maneira extremamente emocionante.A produção termina com um abraço coletivo e uma despedida memorável, apresentando todas as características de um final satisfatório, fazendo o público ficar comovido e ainda foi fiel à mensagem feminista da série.
Cowboy Bebop
O aclamado anime Cowboy Bebop apresentou 26 episódios antes de revelar ao público seu emocionante final “The Real Folk Blues”, repleto de ação e profundamente catártico, que foi dividido em duas partes. Boa parte do enredo da série retratou as aventuras intergalácticas de um grupo desorganizado de caçadores de recompensas perseguindo suas recompensas pelo cosmos.
Porém, o primeiro episódio revelou o passado duvidoso de Spike Spiegel que foi membro do Sindicato dos Dragões Vermelhos, e essa ameaça pairou sobre toda a série. No encerramento da série, o Sindicato finalmente consegue chegar até Spike, buscando todos que estavam relacionados ao seu antigo parceiro, Vicious. Com isso, a resistência de Spike contra o Spike contra o Sindicato dos Dragões Vermelhos cria um clímax deslumbrante.
Derry Girls
A sitcom Derry Girls retratou tanto a história de amadurecimento de cinco adolescentes se preparando para a vida adulta, como os últimos anos comoventes do conflito da Irlanda do Norte, que durou cerca de 30 anos, do final da década de 1960 a 1998. O último episódio da série, que apresenta diversas reflexões universalmente identificáveis, conseguiu unir as duas histórias e concluí-las de uma forma maravilhosa, com as garotas deixando a escola e o conflito chegando ao fim.
No final da produção, enquanto as meninas estão se preparando para iniciar a vida adulta, todas votam no referendo do Acordo de Sexta-Feira Santa, que teoricamente marcou o fim do conflito. Como elas nasceram em meio ao conflito etnonacionalista, é interessante vê-las contribuindo com o fim daquela era de violência.
The Wire
Apesar da última temporada de The Wire ter sido um tanto quanto controversa por conta de sua trama artificial de assassino em série, que foi de desencontro com o realismo sombrio e quase documental das temporadas anteriores, a produção conseguiu entregar um bom final em seu último episódio.
No episódio intitulado “-30-“, a série retrata da melhor maneira a conclusão do estudo jornalístico de David Simon sobre a corrupção nas cidades americanas. A obra não revela um desfecho definitivo no final de The Wire, mas isso é coerente já que não existem soluções fáceis para os problemas que são abordados na série.
BoJack Horseman
No final de BoJack Horseman, o personagem principal que leva o mesmo nome da série finalmente recebe uma punição por todas as suas ações moralmente duvidosas. Após ter sido preso por invadir sua antiga casa no episódio anterior, BoJack consegue uma licença para ir ao casamento da Princesa Carolyn. No local, o cavalo consegue ter um último momento com todos os personagens principais.
Além de ouvir da Princesa Carolyn que ele terá outra chance, BoJack tem uma conversa agradável com Todd na praia e, nos últimos momentos do episódio, ele tem uma conversa franca com Diane. Ocorre um final que muitos esperavam: BoJack não se livra de nenhuma de suas dúvidas, mas ganha a oportunidade de fazer as pazes com pessoas que foram importantes para ele.
The Office (Reino Unido)
Os criadores de The Office, Ricky Gervais e Stephen Merchant, encerraram a série com um especial de Natal dividido em duas partes, fazendo-a retornar três anos após as filmagens do documentário. O episódio final mostra como está a vida de David Brent após sua demissão e como o escritório está funcionando sob a gestão tirânica de Gareth.
Além disso, a série revela que Dawn se mudou para os Estados Unidos com Lee, e Tim continua preso no trabalho, desejando que ela não tivesse ido embora. Esse especial de Natal promove um final satisfatório, oferecendo todas as recompensas que os fãs esperavam, como David sendo feliz, Gareth se tornando um pouco mais popular entre seus colegas de trabalho e Dawn deixando Lee e abraçando o amor de Tim.
A versão americana, apesar de mais popular, não teve tanta recepção positiva assim com seu final. Qual você prefere?
Six Feet Under
Apesar de Six Feet Under ter iniciado todos os seus episódios com uma morte prematura, sua despedida comovente começa com um nascimento que simboliza novos começos. O final da série prepara todos os personagens principais para o próximo capítulo de suas vidas, preparando-os para encontrar um futuro brilhante, e avança rapidamente para mostrar aos telespectadores como e quando cada um deles eventualmente irá morrer.
Apesar da série ter se concentrado em retratar a inevitável mortalidade, o episódio final inspira esperança. O enredo final contou com uma produção quase cinematográfica e emocionalmente tocante.
M*A*S*H
Enquanto na vida real a Guerra da Coreia durou três anos, os criadores de M*A*S*H conseguiram estender o conflito por 11 temporadas. Muitas vezes, uma sitcom que tem um tempo longo de duração encontra dificuldade para encerrar sua história de uma forma satisfatória, mas não foi isso que aconteceu aqui.
O episódio final de duas horas de M*A*S*H apresenta um encerramento sensacional. Com o cessar-fogo em vigor, os os membros do 4077º comemoram com uma festa, desmontam o acampamento pela última vez e se despedem com emoção. O take que mostra o helicóptero partindo, olhando para a mensagem escrita “ADEUS” no chão, é um dos encerramentos mais incríveis que uma série já proporcionou.
Breaking Bad
Ao longo de toda a última temporada de Breaking Bad a série foi oferecendo pistas do que esperar do seu final. A obra foi insinuando que o negócio gigantesco de Heisenberg não iria se sustentar e Walter White teria que retornar a Albuquerque para resolver suas pendências.
O último episódio intitulado “Felina”, reuniu todos esses indícios em um clímax repleto de ação. Walt consegue rapidamente se vingar de todos os seus inimigos que sobreviveram, e ao mesmo tempo o personagem consegue ter um último momento com todos os personagens principais. Walt se abre com Skyler, observa o filho de longe e ainda liberta Jesse de uma vida cheia de amarras. O falecimento de Walter, que vinha se construindo desde o início, encerra a obra de uma maneira perfeita.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.