A história da música está sempre em transformação, com novas bandas e tendências surgindo a todo momento. Porém, existem discos que se tornaram verdadeiros marcos, muitas vezes apresentando faixas atemporais que continuam reverberando em diferentes gerações.
Sabemos que definir quais álbuns devem ser incluídos em uma lista de melhores discos de todos os tempos é um grande desafio, mas o sueco Henrik Franzon encontrou um jeito interessante de oferecer essa resposta aos amantes da música.
Através do projeto Acclaimed Music, Franzon criou um banco de dados que compila listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos para determinar quais são os discos mais aclamados da história.
O ranking divulgado é montado a partir de comparações feitas entre os álbuns que aparecem nas listas. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo três fatores:
Semelhança com a lista geral da Acclaimed Music (ou seja, uma lista que tenha grande quantidade de álbuns com pouca aclamação ao comparar com o geral recebe um peso menor).
Quando a lista foi publicada (mais anos entre o lançamento do álbum/música e a data da lista dos críticos resulta em um peso maior).
O número total de listas de críticos incluídas na Acclaimed Music de diferentes regiões do mundo. Uma lista de críticos de uma região com um número relativamente pequeno de listas de críticos na Acclaimed Music (em relação à população da região e ao número de artistas incluídos nas listas da Acclaimed Music) recebe um peso maior.
Todos os confrontos são resumidos em uma pontuação para cada disco e, em seguida, essa pontuação é ajustada de acordo com os concorrentes com os quais o álbum foi comparado.
Atualmente, o Acclaimed Music apresenta uma lista com 3 mil álbuns que foram classificados. A seleção atravessa décadas e estilos musicais, reunindo obras aclamadas pela indústria, e você pode conferir logo abaixo como ficou o Top 10 do ranking de acordo com esses critérios!
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.